Módulo 1 –
O filme permitiu perceber o cotidiano de forma diferenciada, por meio da adoção de um espírito investigativo, reflexivo e crítico. Desta forma para auxiliar na condução do processo de conscientização e formação autônoma do discente, usam-se de referenciais teóricos capazes de entender sobre os distintos aspectos que nos cercam. Para a abordagem de temática como poder, classes, as desigualdades e as contestações sociais. Partiremos de grandes referenciais: Karl marx, Max Weber, Emile Durkhein e Vilfredo Pareto, como objetivo dos estudos sobre os movimentos sociais, considerando a preponderância desses para a efetivação de transformações que ocorrem nas sociedades
Atividades
1.1
Leitura do texto Prefácio a Crítica da economia política de Marx e Engels disponível em Tópico teórico (no próprio site).
Objetivo: Estabelecer relação entre a economia e política estabelecida no sistema capitalista, conforme teoria de Karl Marx (1818-1883).
1.2 Estudo do cartaz : Qual o preço destes diamantes? disponível em https://licaodehoje.wordpress.com/2014/03/08/o-lado-nao-brilhante-dos-diamantes/
Compreender a teoria de estratificação social e abordagem do conceito de classe por meio da teoria de Max Weber
1.3 Interpretação hipertextual do exercício da área de Medicina no Brasil, disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/medicina-690586.shtml
Relacionar os gêneros observados no site à teoria de Emile Durkhein sobre a importância das diferentes hierarquias sociais e a necessidade de especializações profissionais responsáveis pela harmonia do todo.
1.4. Leitura do artigo Há uma etiqueta democrática de Janine Riberio. Disponível em https://www.renatojanine.pro.br/Etica/etiqueta.html
Demonstrar a existência de regras de etiqueta como uma das vias de preservação dos atributos que tornam determinadas camadas sociais superiores, proposto na teoria da heterogeneidade habitual de Vilfredo Pareto.
1.5 Reatualização do filme Metrópolis em uma concepção reflexiva.
Estabelecer relações entre os referenciais teóricos e o filme assistido.